12.12.11

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Pietro Ubaldi, o
Pensador do Terceiro
Milênio, o Apóstolo de Cristo.





Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


A PEDAGOGIA DE UBALDI



POR REGINA MARTINS


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Pedagogia tem como significado o estudo dos ideais de Educação segundo uma determinada concepção de vida. Teoria e ciência da Educação , segundo definições encontradas no Aurélio.

Muito interessante observarmos na definição do termo pedagogia, que toda a ciência do aprender deverá estar baseada numa concepção de vida.

Que concepção de vida?
Ao nos depararmos com a história da educação geral da humanidade, desde suas primeiras tentativas de organização de metodologias e didáticas, verificamos que várias foram as teorias que apareceram, fundamentando os métodos de ensino, trazendo concepções sobre o que seria a vida.

Primeiramente nos deparamos com as teorias, que muito bem Bigge ( Morris L. Bigge – Teorias da Aprendizagem para Professores – E.P.U./ EDUSP) classifica, da chamada disciplina mental. Estas teorias preconizavam a existência de uma substância má no homem, e que seria o próprio homem. O homem sendo mau por natureza precisaria ser disciplinado intelectualmente. Era a época dos exercícios mentais que corrigiam a mente, com castigos físicos que purgavam o corpo, nascido do pecado.

Bem próximo desta época, também o mesmo autor registra, encontramos a teoria do crescimento natural, onde a concepção de vida era a de que o homem por natureza era bom, apenas a sociedade o corrompia.

Métodos e técnicas do não agir, e do apenas orientar o discípulo são preconizadas nesta fase da educação.

Rousseau, é bem um identificador desta teoria, com seu famoso romance “Emílio”.

Vejamos; até então, que ambas as teorias explicavam seus métodos de ensino através de uma herança fatal, inata, ou boa ou má, que precisaria ser disciplinada ou desabrochada.

Bem mais tarde, correndo no tempo, com o advento da Psicologia e principalmente com a Psicologia do Desenvolvimento, outra teoria ganha força e vem permeando até hoje os debates e reflexões sobre assuntos educacionais. Falamos do construtivismo, que muito bem experimentado por Jean Piaget e explicada por muitos de seus continuadores veio de toda a parte do mundo reverenciar a criança como um ser em desenvolvimento e que se constrói como pessoa, através do contato com o meio ambiente.

Estamos diante portanto de teorias de concepção de vida. A primeira que traz a idéia de um ser que já vem completo (mau ou bom) e a outra, de um ser que vai se construindo, evoluindo sua maturidade cognitiva em contato com o mundo.

Ambas teorias, incompletas sobre o conceito de Vida.

Ë bom lembrar que Piaget considerava sim, uma herança para o começo do aprendizado, de assimilação e acomodações posteriores, mas a herança da qual ele cita, é apenas a biológica, a ontológica, que foi passada pela evolução animal e que é bem exemplificada, através dos primeiros reflexos do bebê.

O que então nos traz Ubaldi sobre este assunto?

A síntese. A substância divina, completa, perfeita irá se reconstruir após sua queda, através de assimilações e acomodações neste mundo de aprendizado. “A personalidade resulta de todos esses elementos e movimentos.
Que riqueza! Porém como nos desgasta essa luta!” (P. Ubaldi - A Nova Civilização do Terceiro Milênio)

“O homem nasce incompleto ... Ele possui a verdade fragmentada, não a verdade na sua unidade e totalidade.” (P. Ubaldi - A Nova Civilização do Terceiro Milênio)

Esta síntese demonstrada pelo professor P. Ubaldi em sua obra apresenta uma concepção de vida completa. Uma essência, imanente divina, completa e perfeita (Sistema) e ao mesmo tempo, uma existência, por causa da queda espiritual (Anti-Sistema). Sua existência pós- queda precisa se desenvolver para se reencontrar novamente consciente.

Este processo de desenvolvimento é o da educação,( educere, tirar de dentro) que só assim existe, por causa da queda espiritual. Deve-se fazer, portanto através de uma metodologia onde o Espírito seja a referência, o foco de toda a ação externa para provocação de constantes assimilações e acomodações até o ser conseguir dizer “Eu e o Pai somos um”.

O que nos diz Ubaldi sobre este processo de construção?

“O organismo físico coleta e acumula; o espírito elabora e progride” (P. Ubaldi - A Nova Civilização do Terceiro Milênio).
O que nos diz a teoria construtivista: Assimilamos externamente o que o meio nos oferece para acomodarmos internamente às nossas estruturas que pouco a pouco vão se desenvolvendo.

Até então, as teorias de Educação esboçavam essa dinâmica de construção ou maturidade do ser, utilizando apenas as relações meio ambiente, herança biológia paterna, herança biológica materna.

A teoria de Ubaldi acrescenta à esta relação o espírito que a tudo dirige consciente/ livre - arbítrio ou inconscientemente/ determinismo, segundo a Lei. O Espírito, atento a evolução, movimenta-se no dinamismo das forças psíquicas do superconsciente, consciente e subconsciente, tão bem explicado no livro Ascese Mística ( Cap. XIX e XX).

Hoje através das novas descobertas científicas, o Espírito está sendo reconhecido através de diferentes manifestações do conhecimento. A Teoria da Inteligência Emocional considera a meditação como um instrumento de preparação para o desenvolvimento da criatividade, intuição, novas formas de inteligência. ( A Arte da Meditação – Goleman – 1999 ).

E Ubaldi já se adiantava antes mesmo destas últimas novidades, quando em seu livro Fragmentos de Pensamento e de Paixão nos fala de uma nova metodologia educacional, a intuitiva, por sintonização, onde a relação professor aluno está na comunhão espiritual entre os parceiros, tendo o professor a compreensão da biologia de seu aluno.

“ Esta método ( intuitivo) até agora de exceção, deverá ser norma por evolução ( FPP, 217) E ainda questiona Ubaldi: “ E por que a inspiração deve limitar-se unicamente às formas artísticas e poéticas? ... É ainda audaciosíssimo, mas não absurdo pensar na generalização futura do método intuitivo, hoje excepcional” . (FPP, 218)

Esta é portanto, a teoria de Educação, tendo o Espírito como foco principal, tão bem explicada pelo prof. Ubaldi, trazendo a síntese das outras duas “capengas” teorias do passado que certamente serão substituídas pela do Espírito, neste novo raiar da Nova Civilização do 3º Milênio.